Mônica Sampaio

quarta-feira, 25 de março de 2009

Sessão dinossaurica no RÁDIO - MICO de 1985...




Mil novecentos e oitenta e cinco.
Estúdio da Rádio Tropical FM, Praça Tiradentes, Rio de Janeiro.
Entre 3 e 5 da tarde.
Horário do programa GERAÇÃO JOVEM GERAÇÃO TROPICAL.
Estava eu lá, envolvida com os “pick-ups”, tocando os super vinis, botando “no ponto” os comerciais nos Akai (gravador de rolo).

Entra no estúdio o Gordon – divulgador da gravadora Top Tape – com um dos diretores (não me lembro seu nome). O Gordon, depois disso, fez um programa que era muito bom mesmo, na Rádio Del Rey depois virou Alvorada) ... chamava-se On the rocks ... se não me engano. Era de charminho (atual Melody, né?).
Bem, voltando ao estúdio da Tropical, entraram com eles uns caras que faziam parte de uma daquelas inúmeras bandas de pop rock nascidas nos anos 80: era a rapaziada do CHEQUE ESPECIAL.
Eu estava com o hedphone, e me preparava para “desanunciar” a música que estava tocando. Abri o microfone e: “Vocês ouviram no Geração jovem, Geração Tropical, a banda Espírito da Coisa, com Ligeiramente grávida!” . Falei isso e ainda alguma outra coisa, da qual não me lembro agora ... uma piadinha sem graça, uma bobagem qualquer. Que me custou caro ...
PRA QUE!!!!
Olha, poucas vezes passei vergonha tão grande na vida!
Falei e passei logo para os comerciais, fechando o microfone. E durante o break, o Armando Campos (dono da Rádio), que estava no estúdio, começou a falar e gesticular, olhando pra mim com cara de deus-me-livre, fazendo sinal para que eu tirasse o headphone, para ouvi-lo.
Ai ... todas aquelas pessoas lá ... para serem entrevistadas depois do intervalo ... de cabeça baixa, ouvindo o que eu ouvi (depois que tirei um dos lados do headphone). Você tem idéia do que eu ouvi?
A Transamérica estava começando a sair da transmissão em rede – o famoso enlatado – e entrando ao vivo, naquela época, com o Carlos Alberto (atual "Rio de Prêmios com a Vivi), a Adriana (Riemer) e mais uma galera, no estilo “quem fala mais bobagem”. O que era novidade, pois até então, todos os locutores estavam proibidos de brincar nas “passagens” de horário, porque, depois do advento da Rádio Cidade, o que surgiu de “palhacinho” sem graça no ar, não foi brincadeira! O jeito foi proibir a galera de falar.
Voltando ao estúdio, E ao “esporro”. Consegui ouvir o seguinte, antes de botar correndo, o headphone de volta na orelha, para me proteger: “Mônica! Se você falar bobagem de novo, vou te tirar do microfone! – isso aos berros, tá?Aqui não é transamérica pra você ficar fazendo gracinha! Se quiser falar bobagem, vá trabalhar lá!”
Desfaleci por dentro. A galera do Cheque Especial e da Top Tape estava toda atrás de mim. Eu tinha menos de dois minutos para pensar ... para me recompor ... para decidir se, ficava e fingia que nada aconteceu; se tirava o microfone e dava uma porrada no Armando (não, brincadeira; não pensei nesta possibilidade nem por um segundo); se chorava; ou se abria um buraco no chão para eu me enfiar dentro.
E agora? Como é que eu iria encarar essas pessoas e ter tranqüilidade para entrevista-los, ainda por cima, sem pauta alguma?
Gente! Contei até 1000!!! De frente pra trás, de trás pra frente ... vontade de sair correndo ... Era o último comercial do break e eu tinha que decidir rápido. E me recompor.
Voltei do break, abri o microfone e disse: “Muito bem, pessoal, temos uma surpresa aqui no estúdio; com vocês, CHEQUE ESPECIAL!!!”

Essas e outras coisas acontecem com a gente que está por trás dessa música que você ouve, caro ouvinte.
Tenho que ressaltar que o pessoal do Cheque foi super simpático e solidário comigo, principalmente, o DUDU CASTRO, baixista, que dois anos mais tarde, tornou-se meu produtor e grande amigo, no programa que fiz na FM 105: “TURMA DA MÔNICA NA FM 105 NA MADRUGADA”. Atingiu o 1º. Lugar em audiência no Rio de Janeiro, no horário de meia noite às cinco da manhã, logo de cara! O Dudu e eu formamos uma dupla imbatível! Hoje, o meu amigo está fazendo shows em todo o Brasil, com a superbanda Arquivo Pop.

Por falar nos anos 80, olha os caras que surgiram lá:

Dr. Silvana & Cia, Hanói-Hanói, Elemento Visado, Finis Africae, Cheque Especial, Uns e outros, Barão Vermelho, Paralamas do sucesso, Titãs, Kid Abelha e os abóboras selvagens, Plebe Rude, Capital Inicial, Sangue da Cidade (do meu amigo DI Castro, a quem conheço desde a puberdade), Gato de Louça (do meu amigo Sérgio Izecksohn, que há 15 anos tem o Home Studio no RJ), os Eles , os Ronaldos, os Replicantes , Camisa de Vênus (com Marcelo Nova), Herva Doce, Absyntho, Afrodeite de quiser, Brylho, Conexão Japeri ,Egotrip, Espírito da coisa, Faust Fawcett e os Robôs Efêmeros,Gang 90 e as Absurdetes, Grafite, Heróis da Resistência, Inimigos do Rei, João Penca e os miquinhos amestrados, Magazine, Metrô, Sempre livre, Tokyo, Zero, Rádio Táxi, Yahoo, Ratos de porão, Cólera, Inocentes Replicantes, Hanói-Hanói, Cinema a dois, .....

Muitos se transformaram em outras ... outras bandas ... outras atividades profissionais ... Alguns deles, como é notório, continuaram, e estão no mercado até hoje.
Então, aí vai o recado para a rapaziada que está botando o pé na estrada agora: VAI FUNDO!!! Não deixa nada, nem ninguém te parar! E boa sorte!

Um abração

Mônica Sampaio

Artigo publicado em 24/03/09 no site da RÁDIO MISTUREBA ON LINE
www.radiomisturebaonline.com.br

msn/email: monica_sampaio_melo@hotmail.com
www.monica-sampaio.blogspot.com – toda sexta um artigo quente!
www.workshock-monicasampaio.blogspot.com – Workshop de Locução Interpessoal com técnicas de Impacto!
www.radialista-monicasampaio.blogspot.com – para a rapaziada da área!
www.bocadahumanidade.blogspot.com – Radialista na defesa ambiental
www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com – Estudos Bíblicos sem vínculo denominacional
MEU AUDIOBOOK: www.locutores.com.br/monicasampaio

Comunidades no Orkut:

RÁDIO & LOCUTORES – http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=371332
CURSODELOCUÇÃO*MÔNICA SAMPAIO - http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=67345105


VOCÊ QUER SER UM LOCUTOR?


Este tópico trata da Ética e da Formação do Locutor Profissional. E o motivo principal do artigo é conscientizar aqueles que querem fazer ou que já estão fazendo locução, para que se apropriem e se vistam do espírito de união e profissionalismo, para que a ânsia de ser locutor de Rádio não esvazie de valores a profissão, conforme vem acontecendo há três décadas.

Enquanto o locutor se comportar de forma individualista e leviana, achando que o fato dele trabalhar em uma emissora, se torna a única coisa importante em sua carreira profissional, esta profissão continuará em queda.
O intuito desse artigo é mostrar para o Locutor, que não basta ter voz bonita e querer trabalhar em Rádio; mostrar que é necessário o aprimoramento das técnicas de Locução, assim como é necessário estar embuído do espírito classista; pois, se não houver união, não haverá progresso; ficaremos desprotegidose sucumbiremos para dar lugar a "qualquer um" que queira "aparecer" no Rádio e na TV."

VOCÊ QUER SER UM LOCUTOR?

Indubitavelmente, este é o primeiro quesito para seguir a profissão de Locutor: Querer.
Além da Vontade, é claro, existem outros fatores importantes.

O que é ser um Locutor?

É emprestar a voz a um produto ou idéia. É falar pelos outros.
Quando o cliente contrata uma voz, espera dela, um determinado resultado. E cabe ao locutor, promover esse resultado, de acordo com o que o seu cliente deseja. Esse cliente pode ser, inclusive, o proprietário de uma emissora de Rádio.
Muitos locutores e, principalmente, aspirantes a locutor, se esquecem desse detalhe: fazer o que o cliente quer e não o que o locutor deseja. Obviamente, o locutor tem que se preservar quanto a posturas que possam comprometer o seu desempenho e/ou sua carreira, como por exemplo, erros de português no texto, ideologias sócio-políticas radicais etc. Mas, no restante, é o cliente quem manda.
Alguns colegas, confundem esses aspectos, e acabam perdendo seu cliente por falta de flexibilidade. E de profissionalismo.

Locutor ou Comunicador?

Essa é a diferença. O locutor, normalmente, não tem autonomia em sua fala; ele é escolhido pela sua voz e pela sua interpretação. Já o Comunicador, este sim, é escolhido pela sua postura; pela sua comunicabilidade. Mas, locutor ou comunicador , o importante e fundamental é que saiba fazer bem o seu trabalho. E ter em mente que a postura ética e profissional é um fator relevante em sua carreira.

Ética

É muito comum encontrarmos locutores que reclamam do estilo imposto pelos seus patrões. Ora, mas vamos analisar, juntos, essa questão. Quem é o proprietário do produto ou do veículo? Quem é que arca com as despesas e com todas as conseqüências? Não é o patrão/cliente? Portanto, mais do que justo ele determinar como quer o resultado. Cabe ao locutor, já que aceitou o trabalho, obedecer. Isso se chama profissionalismo.

Formação Profissional

Um aspecto muito importante para o Locutor e para o Comunicador, é a formação profissional. A grande maioria dos colegas não atenta para isso; acredita que, só por gostar de Rádio e ter uma bonita voz, já está pronto. Engano grave; principalmente para a sobrevivência da profissão. A nossa classe perdeu prestígio e credibilidade justamente pelo fato do Locutor não procurar se aprimorar, tanto em termos de emissão da voz, quanto do uso da Língüa Portuguesa e cultura geral. Formação é o que diferencia o profissional do amador. Diferencia em termos de valorização.

Existem outros aspectos importantes, tanto para quem quer iniciar a carreira, quanto para aperfeiçoar o desempenho do Locutor profissional. Um grande abraço!

Mônica Sampaio

MSN: monica_sampaio_melo@hotmail.com
www.monica-sampaio.blogspot.com
www.workshock-monicasampaio.blogspot.com

Afinal, o que é o RÁDIO?





Quando se tem a imagem e o vídeo, chega-se muito perto da realidade. Existe a ilustração da fala; existe a legenda falante da imagem. Não é preciso explicar muito: um responde pelo outro e vice-versa. É claro! É preciso talento, ora pois! Aliás, em qualquer tipo de comunicação, há a necessidade da eficiência. As linguagens integradas, obviamente, ampliam esta possibilidade. O que uma não diz, diz a outra: amplitude de recursos comunicacionais. Mas, e quando só se tem uma; uma forma de se comunicar? Como atingir o objetivo, que é transmitir a informação de maneira eficaz?

O ÁUDIO


Em uma pesquisa da UCLA, constatou-se que, em toda comunicação:
- 7% é transmitido através das PALAVRAS;
- 38%, através do TOM DA VOZ (todos os aspectos inerentes à emissão da voz/áudio);
- 55%, através da LINGUAGEM CORPORAL.

Ou seja, no Rádio, os instrumentos que temos, são os 45% pertencentes aos 7% da Linguagem Verbal (o conteúdo intelectual) e aos 38% (de 93%)da Linguagem não verbal.

Como se pode notar, o TOM DA VOZ (ou qualquer outra forma de áudio - a música, por exemplo) é o elemento mais importante da comunicação no Rádio. Está aí, a "magia" do Rádio.

Uma comunicação eficiente, no Rádio, leva em consideração o que o "ouvido" gostará de ouvir.

Capriche-se no conteúdo da informação (O QUE); mas observe, muito bem, em COMO irá transmiti-la. Está aí o segredo: O QUE e COMO.

Mônica Sampaio
monica_sampaio_melo@hotmail.com
www.monica-sampaio.blogspot.com
www.workshock-monicasampaio.blogspot.com

A VIAGEM DE UM OUVIDO



CLICK ¿nada do que foi será, de novo, do jeito ...¿ Dzzzzdzzzzz ¿... o presidente do partido, ao saber da posição de seu oponente, reagiu ...¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿ ...dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e pickles, num pão... ¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿... na sua opinião, qual é a melhor faixa deste CD?¿ ¿Bem, quando estou compondo, a melhor é sempre aquela que acabo de fazer; mesmo porque ...¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿ ... ligadona em você!¿ Dzzzzdzzzzz ¿ ... e quem ligar agora ¿ eu disse: a-g-o-r-a - vai ganhar um super kit ...¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿tchan tchan!¿ ¿Acabamos de ouvir a sinfonia ...¿ Dzzzzdzzzzz ¿ Antes do sol, quem ilumina o seu lar ...¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿ Agradeço a sua participação aqui no nosso debate, professor, e agora vamos saber quem está na linha ... alô! Quem fala?¿ Dzzzzdzzzzz ¿ Rodrigão passa para Alex, que dribla um, dribla dois, fica frente a frente com o goleiro e chuta ... na traaaaaaave!¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿...descobri que te amo demais! ...¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿...aqui você é quem manda: quer pagar quanto?¿ Dzzzzdzzzzz ¿ Valeu! De agora até às dez da noite você fica na companhia do ...¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿ ... pra você ter uma idéia, vinte por cento do que é arrecadado vai para as mãos do ...¿ Dzzzzdzzzzz ¿ ... você mora aonde, Cleide? ¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿Strangers in the night ...¿ Dzzzzdzzzzz ¿ ... porque só o Senhor Salvará ... ¿Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿Exagerado! Jogado aos seus pés, eu sou mesmo ...¿ Dzzzzdzzzzz ¿ HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ! Pega leve, meu irmão! Têm senhôras na escuta!¿ ¿Ah, vai tomar ... caju, meu camarada! E vê se não f ... PÍÍÍÍÍÍÍÍÍ !¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿ ... eu vou dedicar ao meu namorado, dizendo pra ele que o amo muito!¿ ¿Ok, Isabela! Então pra vocês eu vou tocar ...¿ Dzzzzdzzzzz ¿Em o nome de... ¿ Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz Dzzzzdzzzzz ¿ Em Brasília, dezenove horas.¿ CLICK


Mônica Sampaio
monica_sampaio_melo@hotmail.com
www.monica-sampaio.blogspot.com
www.workshock-monicasampaio.blogspot.com
www.bocadahumanidade.blogspot.com
www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com

sábado, 21 de março de 2009

COMO SABER SE LOCUTOR É A PROFISSÃO CERTA?


Sempre quando uma escolha é preciosa para nós, tememos ser precipitados. Você faz bem em não se atirar de cabeça. É sensato da sua parte, consultar a opinião dos colegas que estão já no mercado.

Mas, se você já apostou "fichas" - ao fazer uma determinada faculdade ou curso, você fez isso, não é verdade? - em RÁDIO E TV, deixe o medo de lado, e comece a procurar alguma coisa na área. Sabe por que? Muito "pé atrás", poderá fazer com que você fique pensando muito tempo ... e quando "acordar" já poderá "ter perdido" muitos anos numa profissão que não te realizou.

As vezes, não entramos diretamente na função que almejamos, mas, como um primeiro bom passo, serve tentarmos entrar na empresa, por exemplo, como telefonista! É! Ou no departamento de promoção! Pois aí, você já estará na área, conhecendo as pessoas certas e, se preparando para, no "seu" momento, segurar a sua oportunidade.

Vá fundo! Vá ao encontro do que a sua alma deseja!Boa sorte!

www.monica-sampaio.blogspot.com
www.workshock-monicasampaio.blogspot.com
www.bocadahumanidade.blogspot.com
www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com
www.radialista-monicasampaio.blogspot.com
MSN/EMAIL: monica_sampaio_melo@hotmail.com

segunda-feira, 16 de março de 2009

VEM AÍ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NO SINRAD RJ!



Roquette Pinto



NÃO DEIXE DE VOTAR! É PARA O SEU PRÓPRIO BEM, AMIGO RADIALISTA!
DIA 24 A 27 DE MARÇO!
MÔNICA SAMPAIO É CHAPA 2!
RENATO LARANGEIRAS PARA PRESIDENTE E ROGÉRIO GUIMARÃES PARA VICE!


Aproveite e leia o artigo "É hoje, Dia do Radialista" no site http://www.radioagencia.com.br/noticia.php?noticia=24151&categoria=3


(Roquette Pinto)
(Fotos retiradas do site: http://www.radioagencia.com.br)

sexta-feira, 13 de março de 2009

LOCUTOR DA XEPA: UMA NOVA MODALIDADE


(Imagem do blog: http://redeimprensalivre.blogspot.com)


Vamos dizer, de uns cinco anos para cá, vem surgindo uma nova modalidade de locutor: O LOCUTOR DA XEPA.
Esse cara é um subproduto dos Home Studio. Ou estúdios caseiros.
Essa figura vem deturpando o mercado comercial do LOCUTOR PUBLICITÁRIO.
Desde que inventaram – e popularizaram - os softwares de gravação e edição de áudio, uma parcela das pessoas que gostam de trabalhar com isso - e também com Rádio – invadiu o mercado publicitário com ofertas, digamos, “irrecusáveis”. Irrecusáveis para pequenos anunciantes, que não têm muita noção de LOCUÇÃO PROFISSIONAL.

Por que LOCUTOR DA XEPA?

Pelo preço que cobram.
Caro, leitor, vou lhe dar uma noção do que um locutor profissional cobra para gravar, para que você possa avaliar se se caracteriza produto de xepa ou não.
Vamos lá. De olho na tabela:

MASS Mídia:

RÁDIO:

30 segundos - local: 350,00 nacional: 500,00
1 minuto - local: 600,00 nacional: 900,00

TV:

30 segundos - local: 500,00 nacional:800,00
1 minuto - local: 900,00 nacional:1.500,00


Mídia dirigida:

- Vídeo empresarial:

1 minuto - 350,00
3 minutos - 750,00
10 minutos - 2.500,00

- CD para carro de som:
30 segundos - 150,00
1 minuto - 300,00

Essa é uma tabela de preços relativa e oscilante em relação à região. Ela funciona para a maioria dos Locutores Profissionais da cidade do Rio de Janeiro.


Nós, os locutores profissionais, temos uma dificuldade muito grande de fazer com que o contratante nos valorize, fornecendo-nos remuneração compatível ao nosso espaço no mercado de trabalho profissional.

Os Locutores da Xepa são ainda produto dos agenciadores e produtores de áudio domésticos – aqueles que “comem o bagaço” desprezado pelos bons estúdios de gravação. Aliás, desprezados por eles não é bem o termo; são estes pequenos anunciantes que não têm visão de mercado, e por isso, não valorizam os serviços prestados pelas agências, produtoras e estúdios profissionais, e não aceitam os preços praticados.

Então, se valem dos subserviços destas “agências”, “produtoras” e “estúdios” domésticos, que cobram bem abaixo do preço de mercado – mas bem abaixo mesmo -, subvertendo o mercado publicitário, e contaminando-o, com a disseminação desta prática informal que cria, por sua vez, um subproduto da locução: o Locutor XEPA, aquele que se puder, até paga para gravar.

Tá pensando que eu estou brincando? Outro dia desses, um rapaz postou na comunidade RÁDIO & LOCUTORES (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=371332), no Orkut, um anúncio se oferecendo para gravar de graça! Que gracinha! Dizia o anúncio que era para “pegar” experiência e “ficar conhecido” (sic). Eu até respondi que ele ficaria famoso sim – e para sempre! - como o “locutor que grava de graça”. Nunca mais ele iria conseguir que lhe pagassem decentemente.
Então, é por isso, que essa nova modalidade de “profissional” da voz, é uma praga!

Agora, vamos voltar lá na tabela de preços de locução. Reveja os valores.
(- tempo para você rever os valores - )
Reviu? Pois agora, sente-se e segure-se para não cair. Sabe quanto o locutor DA XEPA cobra para fazer locução:

DEZ REAIS.

Ouviu direito sim; foi isso que eu disse. DEZ REAIS.

Corre lá na tabela e compara.

E o problema é que contratam o seu serviço. E tornam a contratar. E contratam de novo.

Quando eu vi isso, fiquei uma leoa. Não é pra menos. Como é que o cara vai sustentar a família com um punhadinho de dez reais? Esse LOCUTOR DA XEPA nivela por baixo e dá uma rasteira na própria perna! O que é que é isso?!
Eu comecei a estranhar o “susto” que determinados “produtores” publicitários (donos de home studio) levavam quando me pediam orçamento pelo Orkut. É por isso que se estremeciam tanto! É porque estão praticando esses precinhos de “bosque”. Tanto os produtores da XEPA quanto os locutores da XEPA.

Locutores PROFISSIONAIS! Agências PROFISSIONAIS ! Estúdios PROFISSIONAIS! Vamos nos unir e combater esta prática que está enriquecendo o bolso dos proprietários de Home Studio INESCRUPULOSOS e antiprofissionais.

(Imagem do blog: http://redeimprensalivre.blogspot.com)

Anunciantes! Valorizem seu produto e serviço gravando comerciais com LOCUTORES PROFISSIONAIS!
Não aceite quem cobra dez reais para fazer uma locução!
Pague o devido valor de um PROFISSIONAL DE LOCUÇÃO, e terá um produto de qualidade.

Audiobook da Mônica Sampaio:
www.locutores.com.br/monicasampaio

Leia também:


VAI ME CHAMAR DE QUÊ? CUIDADO...
www.docoraçaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com

www.radialista-monicasampaio.blogspot.com

www.bocadahumanidade.blogspot.com


quinta-feira, 5 de março de 2009

DIA 10 DE MARÇO – SE VOCÊ É SINDICALIZADO, NÃO DEIXE DE DAR O SEU VOTO!CHAPA 2 – ELEIÇÕES SINRAD-RJ


CHAPA 2 – ELEIÇÕES SINRAD-RJ

PARA PRESIDENTE: RENATO LARANGEIRA
PARA VICE: ROGÉRIO GUIMARÃES

MÔNICA SAMPAIO É CHAPA 2!

DIA 10 DE MARÇO –
SE VOCÊ É SINDICALIZADO, NÃO DEIXE DE DAR O SEU VOTO!


1- MAIS EMPREGO, MAIS DIGNIDADE – Faremos gestão junto aos empresários, governantes e políticos a fim de manter e aumentar o número de empresas e postos de trabalho para a categoria no Estado do Rio de Janeiro, lutando pela manutenção dos postos de trabalho, ampliação de mais emprego resgatando a dignidade dos radialistas.
2- AUMENTO JÁ – Vamos lutar por aumentos reais, que garanta reposição de perdas históricas da categoria, elevando o salário para patamares que correspondam aos indicados pelo DIEESE.
3- ISENÇÃO DA MENSALIDADE SINDICAL – Todos os trabalhadores sindicalizados serão isentos da mensalidade sindical na época dos descontos da contribuição assistencial, pois achamos injusta a dupla cobrança de taxas na época dos dissídios coletivos.
4- REDUÇÃO DE GASTOS DA ENTIDADE – Vamos fazer uma profunda auditoria dos gastos da entidade propondo redução de gastos, enxugando a máquina e colocando em prática o POA – Plano de Orçamento Anual, previsto no Estatuto e nunca colocado em prática.
5- TRANSPARÊNCIA E EFICIÊNCIA – Publicaremos mensalmente os balanços financeiros da entidade para que toda a categoria saiba e acompanhe a gestão financeira do sindicato e, visando a eficiência, criaremos programa de avaliação dos serviços prestado à categoria.
6- E A SAÚDE, COMO VAI? – Exigir melhores condições de trabalho e acompanhamento permanente da saúde do trabalhador, fortificando as CIPAS onde elas existem e lutando pela implantação das mesmas nas empresas onde ainda não foram instaladas.
7- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Vamos criar centros de formação e qualificação profissional para atender às principais demandas da categoria no que se refere às novas tecnologias, realizando convênios com empresas e universidades especializadas.
8- UNIDADE DA CATEGORIA – Lutaremos pela real unificação da categoria, hoje dispersa e desassistida. Todos os radialistas, onde quer que estejam atuando serão reconhecidos e respeitados como profissionais. Unificação das Categorias da Comunicação - Buscar a unificação das categorias da área de comunicação, unidos temos mais força.
9- VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA NO INTERIOR – elegeremos representantes da categoria por região: Grande Rio, Sul Fluminense, Serrana e Região dos Lagos; com isso queremos mais autonomia e dignidade para os radialistas de todo o estado.
10- NOVA SEDE CAMPESTRE DO PROJAC - Dar um novo rumo tornando a Sede Campestre num centro de formação profissional – principalmente das novas tecnologias, Tv digital, etc. Aumentar o potencial da sede para melhor atender a categoria no seu lazer realizando, além das tradicionais festas, exposições de arte, teatro e cultura de maneira geral.
11- A CASA DO RADIALISTA NA REGIÃO DOS LAGOS – Utilizar como sub sede da região dos Lagos e ponto avançado de capacitação profissional da Região dos Lagos atendendo também o pessoal dos municípios vizinhos.
12- CONGRESSO DEMOCRÁTICO – Vamos realizar um grande Congresso da categoria, pois já se passaram mais de treze anos sem a realização de um congresso, precisamos discutir sobre a realidade do radialista, seus problemas, desafios e perspectivas. Vamos construir um plano de ação para o próximo triênio e as mudanças necessárias a organização da nossa entidade.
13- GESTÃO TOTALMENTE PARTICIPATIVA - Fazer uma gestão participativa, montar comissões de trabalho nas empresas, trazendo as demandas para o sindicato, descentralizando da direção sindical e se aproximando da categoria.
14- POR UMA EMPRESA PÚBLICA, NAS MÃOS DOS TRABALHADORES – Promover um intenso debate sobre a os caminhos e a gestão da TV Brasil e da Rádio MEC, a fim de resgatar a autonomia e a dignidade dos trabalhadores dessas empresas, exigindo a garantia dos seus direitos e a manutenção dos seus empregos. Lutar pela implantação de um Plano de Cargos e Salários para Servidor Público e Celetista da Acerp, discutido coletivamente entre a cetegoria e a TV Brasil/Rádio MEC, através dos sindicatos de comunicação. Abertura de concurso público.
15- Comunicação: CATEGORIA NA RÁDIO E TEVÊ – O sindicato foi um dos fundadores da TV comunitária canal 6 da Net , retomaremos a nossa filiação e realizaremos programas de interesse da categoria. Também retransmitindo via web TV e Rádio web. Vamos melhorar a comunicação do sindicato: jornal mensal e distribuido na categoria, hoje o jornal é mandado pelo correio só para os sócios e demora para chegar. 16 LUTA DOS TRABALHADORES E DE TODA A SOCIEDADE – Estaremos juntos com todos os trabalhadores e a sociedade em geral nas suas principais lutas: emprego, saúde, educação, segurança, justiça social, cidadania plena e democratização da comunicação. Opoiamos: a luta geral dos trabalhadores através da CUT, a luta nacional dos radialistas através da nossa federação a FITERT e internacional pela UNI-MEI.

Maiores informações: www.empregoedignidade.com.br

http://www.youtube.com/watch?v=nwWBSEvh3Pg