Mônica Sampaio

sexta-feira, 13 de março de 2009

LOCUTOR DA XEPA: UMA NOVA MODALIDADE


(Imagem do blog: http://redeimprensalivre.blogspot.com)


Vamos dizer, de uns cinco anos para cá, vem surgindo uma nova modalidade de locutor: O LOCUTOR DA XEPA.
Esse cara é um subproduto dos Home Studio. Ou estúdios caseiros.
Essa figura vem deturpando o mercado comercial do LOCUTOR PUBLICITÁRIO.
Desde que inventaram – e popularizaram - os softwares de gravação e edição de áudio, uma parcela das pessoas que gostam de trabalhar com isso - e também com Rádio – invadiu o mercado publicitário com ofertas, digamos, “irrecusáveis”. Irrecusáveis para pequenos anunciantes, que não têm muita noção de LOCUÇÃO PROFISSIONAL.

Por que LOCUTOR DA XEPA?

Pelo preço que cobram.
Caro, leitor, vou lhe dar uma noção do que um locutor profissional cobra para gravar, para que você possa avaliar se se caracteriza produto de xepa ou não.
Vamos lá. De olho na tabela:

MASS Mídia:

RÁDIO:

30 segundos - local: 350,00 nacional: 500,00
1 minuto - local: 600,00 nacional: 900,00

TV:

30 segundos - local: 500,00 nacional:800,00
1 minuto - local: 900,00 nacional:1.500,00


Mídia dirigida:

- Vídeo empresarial:

1 minuto - 350,00
3 minutos - 750,00
10 minutos - 2.500,00

- CD para carro de som:
30 segundos - 150,00
1 minuto - 300,00

Essa é uma tabela de preços relativa e oscilante em relação à região. Ela funciona para a maioria dos Locutores Profissionais da cidade do Rio de Janeiro.


Nós, os locutores profissionais, temos uma dificuldade muito grande de fazer com que o contratante nos valorize, fornecendo-nos remuneração compatível ao nosso espaço no mercado de trabalho profissional.

Os Locutores da Xepa são ainda produto dos agenciadores e produtores de áudio domésticos – aqueles que “comem o bagaço” desprezado pelos bons estúdios de gravação. Aliás, desprezados por eles não é bem o termo; são estes pequenos anunciantes que não têm visão de mercado, e por isso, não valorizam os serviços prestados pelas agências, produtoras e estúdios profissionais, e não aceitam os preços praticados.

Então, se valem dos subserviços destas “agências”, “produtoras” e “estúdios” domésticos, que cobram bem abaixo do preço de mercado – mas bem abaixo mesmo -, subvertendo o mercado publicitário, e contaminando-o, com a disseminação desta prática informal que cria, por sua vez, um subproduto da locução: o Locutor XEPA, aquele que se puder, até paga para gravar.

Tá pensando que eu estou brincando? Outro dia desses, um rapaz postou na comunidade RÁDIO & LOCUTORES (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=371332), no Orkut, um anúncio se oferecendo para gravar de graça! Que gracinha! Dizia o anúncio que era para “pegar” experiência e “ficar conhecido” (sic). Eu até respondi que ele ficaria famoso sim – e para sempre! - como o “locutor que grava de graça”. Nunca mais ele iria conseguir que lhe pagassem decentemente.
Então, é por isso, que essa nova modalidade de “profissional” da voz, é uma praga!

Agora, vamos voltar lá na tabela de preços de locução. Reveja os valores.
(- tempo para você rever os valores - )
Reviu? Pois agora, sente-se e segure-se para não cair. Sabe quanto o locutor DA XEPA cobra para fazer locução:

DEZ REAIS.

Ouviu direito sim; foi isso que eu disse. DEZ REAIS.

Corre lá na tabela e compara.

E o problema é que contratam o seu serviço. E tornam a contratar. E contratam de novo.

Quando eu vi isso, fiquei uma leoa. Não é pra menos. Como é que o cara vai sustentar a família com um punhadinho de dez reais? Esse LOCUTOR DA XEPA nivela por baixo e dá uma rasteira na própria perna! O que é que é isso?!
Eu comecei a estranhar o “susto” que determinados “produtores” publicitários (donos de home studio) levavam quando me pediam orçamento pelo Orkut. É por isso que se estremeciam tanto! É porque estão praticando esses precinhos de “bosque”. Tanto os produtores da XEPA quanto os locutores da XEPA.

Locutores PROFISSIONAIS! Agências PROFISSIONAIS ! Estúdios PROFISSIONAIS! Vamos nos unir e combater esta prática que está enriquecendo o bolso dos proprietários de Home Studio INESCRUPULOSOS e antiprofissionais.

(Imagem do blog: http://redeimprensalivre.blogspot.com)

Anunciantes! Valorizem seu produto e serviço gravando comerciais com LOCUTORES PROFISSIONAIS!
Não aceite quem cobra dez reais para fazer uma locução!
Pague o devido valor de um PROFISSIONAL DE LOCUÇÃO, e terá um produto de qualidade.

Audiobook da Mônica Sampaio:
www.locutores.com.br/monicasampaio

Leia também:


VAI ME CHAMAR DE QUÊ? CUIDADO...
www.docoraçaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com

www.radialista-monicasampaio.blogspot.com

www.bocadahumanidade.blogspot.com


Um comentário:

  1. olá adorei seus comentários,apenas quero dizer que concordo com você realmente temos que acabar com a prostituição de áudio DJs que se acham sem ter noção nenhuma do assunto.

    ResponderExcluir