Mônica Sampaio

quarta-feira, 25 de março de 2009

VOCÊ QUER SER UM LOCUTOR?


Este tópico trata da Ética e da Formação do Locutor Profissional. E o motivo principal do artigo é conscientizar aqueles que querem fazer ou que já estão fazendo locução, para que se apropriem e se vistam do espírito de união e profissionalismo, para que a ânsia de ser locutor de Rádio não esvazie de valores a profissão, conforme vem acontecendo há três décadas.

Enquanto o locutor se comportar de forma individualista e leviana, achando que o fato dele trabalhar em uma emissora, se torna a única coisa importante em sua carreira profissional, esta profissão continuará em queda.
O intuito desse artigo é mostrar para o Locutor, que não basta ter voz bonita e querer trabalhar em Rádio; mostrar que é necessário o aprimoramento das técnicas de Locução, assim como é necessário estar embuído do espírito classista; pois, se não houver união, não haverá progresso; ficaremos desprotegidose sucumbiremos para dar lugar a "qualquer um" que queira "aparecer" no Rádio e na TV."

VOCÊ QUER SER UM LOCUTOR?

Indubitavelmente, este é o primeiro quesito para seguir a profissão de Locutor: Querer.
Além da Vontade, é claro, existem outros fatores importantes.

O que é ser um Locutor?

É emprestar a voz a um produto ou idéia. É falar pelos outros.
Quando o cliente contrata uma voz, espera dela, um determinado resultado. E cabe ao locutor, promover esse resultado, de acordo com o que o seu cliente deseja. Esse cliente pode ser, inclusive, o proprietário de uma emissora de Rádio.
Muitos locutores e, principalmente, aspirantes a locutor, se esquecem desse detalhe: fazer o que o cliente quer e não o que o locutor deseja. Obviamente, o locutor tem que se preservar quanto a posturas que possam comprometer o seu desempenho e/ou sua carreira, como por exemplo, erros de português no texto, ideologias sócio-políticas radicais etc. Mas, no restante, é o cliente quem manda.
Alguns colegas, confundem esses aspectos, e acabam perdendo seu cliente por falta de flexibilidade. E de profissionalismo.

Locutor ou Comunicador?

Essa é a diferença. O locutor, normalmente, não tem autonomia em sua fala; ele é escolhido pela sua voz e pela sua interpretação. Já o Comunicador, este sim, é escolhido pela sua postura; pela sua comunicabilidade. Mas, locutor ou comunicador , o importante e fundamental é que saiba fazer bem o seu trabalho. E ter em mente que a postura ética e profissional é um fator relevante em sua carreira.

Ética

É muito comum encontrarmos locutores que reclamam do estilo imposto pelos seus patrões. Ora, mas vamos analisar, juntos, essa questão. Quem é o proprietário do produto ou do veículo? Quem é que arca com as despesas e com todas as conseqüências? Não é o patrão/cliente? Portanto, mais do que justo ele determinar como quer o resultado. Cabe ao locutor, já que aceitou o trabalho, obedecer. Isso se chama profissionalismo.

Formação Profissional

Um aspecto muito importante para o Locutor e para o Comunicador, é a formação profissional. A grande maioria dos colegas não atenta para isso; acredita que, só por gostar de Rádio e ter uma bonita voz, já está pronto. Engano grave; principalmente para a sobrevivência da profissão. A nossa classe perdeu prestígio e credibilidade justamente pelo fato do Locutor não procurar se aprimorar, tanto em termos de emissão da voz, quanto do uso da Língüa Portuguesa e cultura geral. Formação é o que diferencia o profissional do amador. Diferencia em termos de valorização.

Existem outros aspectos importantes, tanto para quem quer iniciar a carreira, quanto para aperfeiçoar o desempenho do Locutor profissional. Um grande abraço!

Mônica Sampaio

MSN: monica_sampaio_melo@hotmail.com
www.monica-sampaio.blogspot.com
www.workshock-monicasampaio.blogspot.com

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. bom trabalho na area de locução á quatro anos e tenho mta vontade de trabalhar na radio esse é meu sonho..o numero do meu celular é (021)9149-5289 bom sou mto elogiado com minha locução o sucesso depende de uma aportunida. ajudame realizer meu sonho. meu amail é hudsonellis@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabens, e verdade aqui onde mora tem uma figura que nao e mas aparecido por que dão um cala boka nele.M eu sonho da minha vida e ser um locutor noticiario,sou fãn de carteria da radio jovem pan am,Boa sorte a voce.

    ResponderExcluir
  4. Suo de viçosa mg, adorei a potagem Monica Sampaio,meu email e vicosacontatos@gamil.com

    ResponderExcluir
  5. ola monica gostei muito das suas dicas eu queria muito seguir essa carreira moro em uma cidade pequena e varios amigos meus ja me falarao pra mim pesquisar na internet de como ser radialista tem mulheres que dizem que minha voz as encanta gostaria muito de conversar com tigo pra ver o que poderia fazer para eu poder dar o primeiro passo meu numero é 016 93085253 meu muito obrigado MATHEUS

    ResponderExcluir
  6. olá já trabalho em uma rádio apresentando um programa gospel.confesso que ser locutor me fascina.sei que presciso melhorar muito mais acredito que estou no caminho certo.acho que agora é praticar mais e pegar algumas dicas com vc.portanto monica me de algumas dicas vai.meu email é jf_b_29@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Mônica sou radialista profissional a 14 anos,adorei sua postagem,no you tube traduzindo com sergio ricardo um abração,Sérgio Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Prezada,
    .
    Sabe aquelas pessoas que todos dizem que possuem um dom de Deus e não conseguem utilizar.
    .
    Gostaria de contar com o seu apoio e força de espírito ao me encaminhar para qualquer lugar que possa mostrar o meu talento, possuo formação profissional.
    .
    Agradeço sua atenção
    .
    Luiz Carlos
    lcmaya@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. ola Monica então eu desde do o meu 14 anos adoro rádio gosto muito de falar sou muito comunicador mais nunca tive oportunidade mais agora eu estou correndo atras do meu sonho ao mesmo de verdade e parabens pelo seu profissionalismo e gostei muito da suas dicas ai muito boa e o queria muito que se vc poder entrar em contato comingo meu numero (011)(9-7443-1830 obrigado!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá monica eu sou Daniel silva bom estive lendo seu artigo e fiquei muito interessado em aprender mais sobre a área de comunicação e rádio, pois já trabalhei com locução em comércios e na época fui muito elogiado por gerentes, locutores etc. Tenho muita vontade de aprender mais sobre a profissão, porem peço para que me de um caminho um dica mais afinco sobre o assunto, tenho muita vontade de trabalhar seriamente com comunicação em rádios etc. Bom vou deixar meus contatos sociais logo abaixo para que entre em contato se puder
    Email: dani_taku@hotmail.com
    Whatsaap: 95198-1552
    Desde já obrigado... Monica

    ResponderExcluir
  11. conheço um rapaz tudo de bom!ele e completo por tudo q ja vi quero ajuda.lo pois ele querser radialista!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou radialista ha muito tempo mas pretendo me destacar em outras radios pelo brasil .quem tiver o interesse de conhecer o meu trabalho deixo aqui os meus contatos what zapp 3898269723

    ResponderExcluir
  13. trabalhei na radio 3 anos gosto muito dessa area no momento stou fora mais gostaria de voltar pro radio

    ResponderExcluir