Mônica Sampaio

quarta-feira, 8 de abril de 2009

ESTÁ PENSANDO EM DESISTIR DE SER LOCUTOR?



Ao ler o artigo abaixo, com o email da amiga Miryan, o Marcos - nome fictício - enviou-me o seguinte desabafo. Se você também está na dúvida, leia, pois pode ajudá-lo a tomar uma decisão.


"Pois é... Eu diria que estou nesse momento...
Não sei se desisto de trabalhar em rádio, não sei se faço algum curso de informática... Profissionalmente estou parado e nem sei o que fazer, pra onde correr, que caminho tomar...
"A" oportunidade não veio, não sei o que fazer mais... O que faço por enquanto é "tentar não ser esquecido" com gravações voluntárias de programas de uma rádio pro Orkut. Estou quase me cansando mesmo, vontade de desistir de trabalhar em rádio.

É como se o sonho na verdade fosse uma utopia..."



A seguir, a resposta que enviei ao Marcos.

"Oi, Marcos!

Leia a resposta que dei à Miryan. Creio que vai te dar uma luz. Definitiva.
Posso publicar depois o seu email? (Se quiser poderei omitir o seu nome) Sabe por que quero publicá-lo? Porque a maioria está passando por isso. O mercado está super lotado, e as pessoas estão desistindo. Quantos excelentes locutores estão descendo à sepultura sem ter realizado seu grande sonho, que é ter uma oportunidade para mostrar seu trabalho? Será que é hora de desistir? Será que vale a pena desistir de um sonho?
Quando Deus coloca um sonho em seu coração, Ele lhe dá todos os recursos para concretizá-lo. Abraão levou 25 anos para ver a promessa de Deus se realizar na sua vida: Isaque, o filho da promessa. Pergunte a ele se valeu a pena esperar pelo que Deus preparou para a vida dele!

Um abraço, querido!"


Marcos responde:



"Olá Monica, primeiramente agradeço por responder sobre meu desabafo.

Pois é, é como me sinto... Apesar de já ter estagiado em um grupo de comunicação aqui não consegui ser efetivado nenhuma vez. Apesar de eu mostrar interesse e aprender apenas em ver como os operadores de áudio, por exemplo, fazem (consegui salvar a pele de um deles quando ele não estava no estúdio e não podia deixar o canal de contagem regressiva da CBN vazar no ar) e coloquei o áudio de um site da rádio em sua rede, mas é como se nada disso tivesse importado... Como se mesmo assim não estivessem nem ai. Queria muito trabalhar em rádio mas, como me disseram, eu seria chamado neste grupo de comunicação em Janeiro para ser operador de áudio reserva, já estamos em Abril e nada... E pra piorar, não tenho emprego nenhum, por isso não sei o que fazer da minha vida profissional.

Não sei mais o que fazer, não posso nem começar um tratamento com fonoaudiólogo porque não tenho como pagar... Daí por isso que digo que meu sonho virou uma utopia. A inspiração de 2003 se torna cada vez mais longe a cada dia que passa. Conheço colegas de rádio que dizem eles torcerem por um dia eu trabalhar em uma grande rede (este é meu sonho), mas... "O guerreiro está para perder a batalha".

Você pode publicar sim, mas para não ficar feio e apontado demais, poderia usar um pseudônimo qualquer, como... Marcos ou Ramiro...

Agradeço por se interessar, afinal eu sei que você não tem nada a ver com o meu atual fracasso profissional, mas são através de pessoas humildes como você que podemos (tentar) enxergar alguma respiração a mais. Seu blog ajuda muita gente.

Pois é, eu peço a Deus que abra as portas da minha vida profissional sim, hoje irei fazer mais uma oração de "socorro"."


E, pra encerrar, respondi ao Marcos, o seguinte:


"Sabe, Marcos, pensei numa coisa pra te dizer: tente fazer diferente. Se fazendo desta forma como vem fazendo, não tem conseguido alcançar o resultado desejado, tente de uma forma diferente. Analise o mercado, sob uma perspectiva diferente, de fora; sem ansiedade ou expectativa. Pense: se você tivesse o poder de mudar, de inovar, o que você colocaria no ar? Que tipo de profissional você contrataria? O que você - empresário da Comunicação - ganharia com isso?
Veja o que o público-alvo do seu foco tem consumido, e de que forma você pode colaborar para que ele se surpreenda. Afinal, a Comunicação sobrevive da informação e a informação sobrevive da novidade. Surpreenda. Não tenha medo de se arriscar, pois o que você tem nas mãos atualmente é a única coisa que terá para perder. E no momento, você não tem nada, correto?
As grandes personalidades da história tem algo em comum:
Primeiro, acreditaram nelas próprias (o primeiro a acreditar em você tem que ser você mesmo!).
Segundo, foram ousadas na criatividade e transformaram nada em alguma coisa.
Nenhum campeão conseguiu alguma vitória com a lamentação, pois, lamentação não abre porta para ninguém.
Sim, muitas coisas estão erradas no Rádio e na Televisão. Mas não adianta reclamar. Aliás, de técnico de futebol e crítico de rádio e televisão, todos nós temos um pouco.
O que resolve é ser diferente! É fazer diferente!
Lembro-me de um rapazinho de 22 anos, recém chegado dos EUA, que ousou fazer uma programação completamente diferente, com uma linha de locução totalmente fora dos padrões da época, e, com isso, criou este estilo de locução de FM que temos de quase 40 anos pra cá. Este jovenzinho criou a RÁDIO CIDADE FM. Ele se chama Carlos Townsend.
Você também pode fazer diferente. Tente. E depois me conte.
Beijo! Boa sorte! Deus vai te dar força; busque nEle."

COMPANHEIRO, TÁ COM DÚVIDAS? ESCREVA PRA MIM!

Se você quiser conversar me mande um email: monica_sampaio_melo@hotmail.com (é msn também)

LEIA: www.monica-sampaio.blogspot.com
TODA SEXTA UM ARTIGO QUENTE!

www.workshock-monicasampaio.blogspot.com

Comunidade RÁDIO & LOCUTORES
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=371332

7 comentários:

  1. Sorry my friend, hora de encontrar outros caminhos para explorar suas potencialidades.

    Sonho não paga conta e acreditar em qualquer tipo de apoio com cara de auto-ajuda só ampliará sua frustração.

    E isso não tem a ver com deus, com os astros e com a maré. Tem a ver com as escolhas que você fez até agora.

    O Edinho Moreno queria ser biólogo e se tornou um grande locutor.

    Você quer ser um grande locutor e está desperdiçando tempo e energia que poderia dedicar a ser um grande advogado, médico, engenheiro...biólogo.

    Enfim, olhe para você com mais atenção.

    ResponderExcluir
  2. É... se o coronel Sanders, dono da rede de lanchonetes FKC, de kentucky, EUA, pensasse asssim como você, não seria o frango que ele vende, que estaria frito ... Pois se pensasse como você, Marcos Nascimento, ele não teria aceitado continuar a sua busca, para arranjar um restaurante parceiro para fazerem a sua receita de frango frito, depois dos primeiros poucos nãos. Mas, graças a Deus, ele pensou diferente de você e recebeu MIL E OITO NÃOS. No 1.009, ele conseguiu a parceria que lhe rendeu esta rede internacional.
    Marcos, me parece que você desiste fácil das coisas. E o meu Deus - o Deus que creio - já mostrou na Bíblia para Abraão, por exemplo, que Ele pode demorar um pouco mais para cumprir suas promessas. O filho Isaque, veio depois de 25 anos que o Senhor lhe deu a promessa. Já com Noé, demorou mais um pouquinho: CEM ANOS. Parece-me que você perderia as suas promessas logo de cara, não é, Marcos? Que pena, pois, quando as coisas aparentemente estão demorando para acontecer, é quando Deus está trabalhando em nós as qualidades que nos são necessárias, para recebermos as nossas bênçãos e não as desperdiçarmos.

    ResponderExcluir
  3. Engano seu. "Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação." Este é o versículo que se adequa a mim. 1a. Tessalonicenses 4:7 .
    Satanás também conhece as Escrituras Sagradas, de Gênesis a Apocalipse, e foi, utilizando seus versículos que tentou Jesus no deserto (Mateus 4). Mas foi também utilizando os versículos bíblicos que Jesus venceu Satanás.
    Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto.
    Se não concorda com o que eu falo, fique no seu blog e eu fico no meu. Não precisa me agredir. Ou será que os meus frutos estão azedando o seu paladar?

    ResponderExcluir
  4. Márcia, quando se pretende estabelecer um espaço público para a exposição de idéias, como este, talvez seja coerente estar preparado para receber comentários elogiosos e opiniões contrárias com a mesma cordialidade e gentileza. Talvez.

    Não faz sentido desejar que todos concordem com está sendo dito.
    Não haveria debate. Não haveria troca de idéias. Não haveria processo dialético. Não haveria melhoramento, evolução.

    A sua opinião é respeitável, tanto quanto a minha ou a de qualquer outra pessoa.

    Bobagem tentar vangloriar-se e transformar um simples bate-papo em um debate entre o bem e o mal, onde é preciso que haja um vencedor, no caso, o bem.

    Isso pode gerar uma dúvida naqueles que nos lêem, afinal, como pode deus habitar em alguém que dirige-se ao próximo com ira, prepotência e imposições, ao invés de utilizar a sabedoria salomônica para gerar a reflexão?

    Não há agressão. Há sim a re-ação.
    Não se vitimize isso também tira força do seu discurso.

    Ademais, desejo que você obtenha 7 vezes mais sucesso em suas escolhas.

    Esteja bem.

    P.S. eu também não me chamo Marcos.

    ResponderExcluir
  5. A discordância nem um pouco me incomoda.
    Houve agressão sim no seu post: "Salmo 10, versículo 7."
    E gratuita.
    Você também escreveu o que quis; mas não se disponibilizou para ouvir o que discordava da sua opinião.
    Foi você quem começou. Uma atitude antiética; antiprofissional.

    ResponderExcluir
  6. Trabalho com rádio desde 2005, e digo a todos: NÃO VALE A PENA SER LOCUTOR DE RÁDIO. O rádio oferece a você muitas mulheres (quando se é solteiro é bom pra conhecer muitas mulheres que lá fora, talvez não nos dariam bola). Mas de forma geral não vale a pena. Em quase todos os lugares do Brasil, um locutor de FM ganha 2 salários mínimos por mês (equivalente a R$ 1.400,00 ou R$ 1.500,00/ mês)... com essa renda, não se chega a lugar nenhum. Todos nós temos sonhos na vida, queremos constituir família, fazer uma casa, dar o melhor a nossas futuras famílias. O rádio toma de você fins de semana, feriados e a remuneração não acompanha essa dedicação, digo com todas as letras: NÃO VALE A PENA SER LOCUTOR DE RÁDIO NO BRASIL!

    ResponderExcluir