Mônica Sampaio

quarta-feira, 8 de abril de 2009

ESTÁ PENSANDO EM DESISTIR DE SER LOCUTOR?



Ao ler o artigo abaixo, com o email da amiga Miryan, o Marcos - nome fictício - enviou-me o seguinte desabafo. Se você também está na dúvida, leia, pois pode ajudá-lo a tomar uma decisão.


"Pois é... Eu diria que estou nesse momento...
Não sei se desisto de trabalhar em rádio, não sei se faço algum curso de informática... Profissionalmente estou parado e nem sei o que fazer, pra onde correr, que caminho tomar...
"A" oportunidade não veio, não sei o que fazer mais... O que faço por enquanto é "tentar não ser esquecido" com gravações voluntárias de programas de uma rádio pro Orkut. Estou quase me cansando mesmo, vontade de desistir de trabalhar em rádio.

É como se o sonho na verdade fosse uma utopia..."



A seguir, a resposta que enviei ao Marcos.

"Oi, Marcos!

Leia a resposta que dei à Miryan. Creio que vai te dar uma luz. Definitiva.
Posso publicar depois o seu email? (Se quiser poderei omitir o seu nome) Sabe por que quero publicá-lo? Porque a maioria está passando por isso. O mercado está super lotado, e as pessoas estão desistindo. Quantos excelentes locutores estão descendo à sepultura sem ter realizado seu grande sonho, que é ter uma oportunidade para mostrar seu trabalho? Será que é hora de desistir? Será que vale a pena desistir de um sonho?
Quando Deus coloca um sonho em seu coração, Ele lhe dá todos os recursos para concretizá-lo. Abraão levou 25 anos para ver a promessa de Deus se realizar na sua vida: Isaque, o filho da promessa. Pergunte a ele se valeu a pena esperar pelo que Deus preparou para a vida dele!

Um abraço, querido!"


Marcos responde:



"Olá Monica, primeiramente agradeço por responder sobre meu desabafo.

Pois é, é como me sinto... Apesar de já ter estagiado em um grupo de comunicação aqui não consegui ser efetivado nenhuma vez. Apesar de eu mostrar interesse e aprender apenas em ver como os operadores de áudio, por exemplo, fazem (consegui salvar a pele de um deles quando ele não estava no estúdio e não podia deixar o canal de contagem regressiva da CBN vazar no ar) e coloquei o áudio de um site da rádio em sua rede, mas é como se nada disso tivesse importado... Como se mesmo assim não estivessem nem ai. Queria muito trabalhar em rádio mas, como me disseram, eu seria chamado neste grupo de comunicação em Janeiro para ser operador de áudio reserva, já estamos em Abril e nada... E pra piorar, não tenho emprego nenhum, por isso não sei o que fazer da minha vida profissional.

Não sei mais o que fazer, não posso nem começar um tratamento com fonoaudiólogo porque não tenho como pagar... Daí por isso que digo que meu sonho virou uma utopia. A inspiração de 2003 se torna cada vez mais longe a cada dia que passa. Conheço colegas de rádio que dizem eles torcerem por um dia eu trabalhar em uma grande rede (este é meu sonho), mas... "O guerreiro está para perder a batalha".

Você pode publicar sim, mas para não ficar feio e apontado demais, poderia usar um pseudônimo qualquer, como... Marcos ou Ramiro...

Agradeço por se interessar, afinal eu sei que você não tem nada a ver com o meu atual fracasso profissional, mas são através de pessoas humildes como você que podemos (tentar) enxergar alguma respiração a mais. Seu blog ajuda muita gente.

Pois é, eu peço a Deus que abra as portas da minha vida profissional sim, hoje irei fazer mais uma oração de "socorro"."


E, pra encerrar, respondi ao Marcos, o seguinte:


"Sabe, Marcos, pensei numa coisa pra te dizer: tente fazer diferente. Se fazendo desta forma como vem fazendo, não tem conseguido alcançar o resultado desejado, tente de uma forma diferente. Analise o mercado, sob uma perspectiva diferente, de fora; sem ansiedade ou expectativa. Pense: se você tivesse o poder de mudar, de inovar, o que você colocaria no ar? Que tipo de profissional você contrataria? O que você - empresário da Comunicação - ganharia com isso?
Veja o que o público-alvo do seu foco tem consumido, e de que forma você pode colaborar para que ele se surpreenda. Afinal, a Comunicação sobrevive da informação e a informação sobrevive da novidade. Surpreenda. Não tenha medo de se arriscar, pois o que você tem nas mãos atualmente é a única coisa que terá para perder. E no momento, você não tem nada, correto?
As grandes personalidades da história tem algo em comum:
Primeiro, acreditaram nelas próprias (o primeiro a acreditar em você tem que ser você mesmo!).
Segundo, foram ousadas na criatividade e transformaram nada em alguma coisa.
Nenhum campeão conseguiu alguma vitória com a lamentação, pois, lamentação não abre porta para ninguém.
Sim, muitas coisas estão erradas no Rádio e na Televisão. Mas não adianta reclamar. Aliás, de técnico de futebol e crítico de rádio e televisão, todos nós temos um pouco.
O que resolve é ser diferente! É fazer diferente!
Lembro-me de um rapazinho de 22 anos, recém chegado dos EUA, que ousou fazer uma programação completamente diferente, com uma linha de locução totalmente fora dos padrões da época, e, com isso, criou este estilo de locução de FM que temos de quase 40 anos pra cá. Este jovenzinho criou a RÁDIO CIDADE FM. Ele se chama Carlos Townsend.
Você também pode fazer diferente. Tente. E depois me conte.
Beijo! Boa sorte! Deus vai te dar força; busque nEle."

COMPANHEIRO, TÁ COM DÚVIDAS? ESCREVA PRA MIM!

Se você quiser conversar me mande um email: monica_sampaio_melo@hotmail.com (é msn também)

LEIA: www.monica-sampaio.blogspot.com
TODA SEXTA UM ARTIGO QUENTE!

www.workshock-monicasampaio.blogspot.com

Comunidade RÁDIO & LOCUTORES
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=371332