Mônica Sampaio

domingo, 16 de maio de 2010

O RÁDIO NÃO PRECISA DE NOVOS LOCUTORES; PRECISA É DE NOVA LOCUÇÃO



CONVERSA SOBRE LOCUÇÃO NO MSN


Fulano de tal (locutor iniciante)
ola
tudo bem?
Muito prazer.. meu nome é Fulano de tal (locutor iniciante)

Monica Sampaio diz:
a paz
Prazer, Fulano de tal (locutor iniciante)
De onde você fala?

Fulano de tal (locutor iniciante)
desculpe... eu peguei seu msn nas comunidades de locutores
e resolvi te add

Monica Sampaio diz:
fez bem
não há problema

Fulano de tal (locutor iniciante)
eu moro em Londrina- Paraná
sou locutor tambem, porem desempregado rsrssr

Monica Sampaio diz:
eu, no Rio
acontece, amigo, com quem é profissional também rss

Fulano de tal (locutor iniciante)
resolvi te add, porque achei interessante seus tópicos
e vi que vc tem muita experiencia
eu ainda sou um Bebê ha
mas eu chego la

Monica Sampaio diz:
com certeza

Fulano de tal (locutor iniciante)
tenho muito que aprender

Monica Sampaio diz:
eu também
mas não trabalho mais com locução publicitária.
Faço o meu próprio trabalho;
não estou mais no mercado

Fulano de tal (locutor iniciante)
entendo
quer ouvir meu demo?
?????

Monica Sampaio diz:
Não, meu amigo. Agora estou trabalhando.

Fulano de tal (locutor iniciante)
ah ta, desculpe

Monica Sampaio diz:
Desculpe ... eu é que peço

Fulano de tal (locutor iniciante)
não tem problema

Monica Sampaio diz:
você quer que eu te escute por que?

Fulano de tal (locutor iniciante)
quando vc tiver um tempinho eu te mando pra vc ouvir

Monica Sampaio diz:
manda, então; manda pelo msn, agora, então, amigo

Fulano de tal (locutor iniciante)
por que gostei dos tópicos que vc postou e vi que poderia aprender mais com vc
pela sua experiência; mas depois eu mando...não tem pressa há

Monica Sampaio diz:
pode mandar agora, eu escuto e já te falo alguma coisa

Fulano de tal (locutor iniciante)

Aceitar(Alt+C) Salvar como...(Alt+S) Recusar(Alt+Z)

Monica Sampaio diz:
Ouvi

Fulano de tal (locutor iniciante)
que bom

Monica Sampaio diz:
Amigo, veja, eu, particularmente, já estou saturada deste tipo de locução. Pois é um modelo de 40 anos atrás, que a rapaziada não renova. Não há inovação. Este tipo de locução surgiu em 1976, através dos locutores - ex-speakers - na Rádio Cidade FM, sob o comando do meu amigo Carlinhos Townsend, então, com 22 anos de idade.
É hora de renovar; de inovar;
até quando os locutores de Rádio vão falar que nem matracatrica? Como
se as pessoas estivessem sempre com pressa?
será que o ovo nasceu antes da galinha?
Entende o que quero dizer?

Fulano de tal (locutor iniciante)
Entendo; mas não é bem assim

Monica Sampaio diz:
Coloquei 40 anos de "boazinha"
mas se nós formos viajar na década de 70, temos também o Big Boy

Fulano de tal (locutor iniciante)
é o pique da radio mesmo
Monica Sampaio diz:
que já fazia isso
Filho, quantos anos você tem?

Fulano de tal (locutor iniciante)
24

Monica Sampaio diz:
pique de rádio é o que você ouviu até agora
eu tenho 27 anos de rádio
mais que a sua idade

Fulano de tal (locutor iniciante)
sei sim

Monica Sampaio diz:
eu sou da época em que este tipo de locução nasceu
sei o que era antes
e o que virou depois
e não houve inovação
só repetição de um estilo pra lá de chato
entende?

Fulano de tal (locutor iniciante)
minha coordenadora exigia esse tipo de locução e pique

Monica Sampaio diz:
a voz humana tem capacidades que não vem sendo exploradas
por causa deste tipo único de entonação

Fulano de tal (locutor iniciante)
mas eu entendo sim...

Monica Sampaio diz:
é porque todos estão muito limitados
limitados a este tipo de esganadura da voz
você tem um timbre muito melhor do que isso que você vem fazendo
mas não tem como explorá-lo gritando
não tem
você afunala a sua voz
e ela acaba saindo esganiçada

Fulano de tal (locutor iniciante)
eu preciso fazer fono também

Monica Sampaio diz:
é isso o que todos - sem exceção - locutores de 40 anos pra cá tem feito
fazer fono pra continuar neste estilo é jogar dinheiro fora
é o estilo de locução que tem que mudar,
entende?
é revolucionar o mercado

Fulano de tal (locutor iniciante)
sim sim

Monica Sampaio diz:
é isto que estou propondo
os bons locutores de rádio já não estão em rádio faz tempo!
porque, no rádio, não conseguiram inovar para poderem utilizar todo o seu
potencial
então, irmãozinho, tente VOCÊ inovar
te digo, não é fácil
não é tarefa fácil

Fulano de tal (locutor iniciante)
ta certo.. vc tem razão

Monica Sampaio diz:
porque, para a novidade, todo mundo torce o nariz
ou você acha que a proposta inovadora do Carlinhos foi bem aceita
desde o início

Fulano de tal (locutor iniciante)
eu sei que não é facil não

Monica Sampaio diz:
Não, mas, para fazer o que todos estão fazendo

Fulano de tal (locutor iniciante)
eu estou batalhando muito por isso

Monica Sampaio diz:
haverá sempre desemprego pra você
pois as vagas estão saturadas
mas, preste atenção
para fazer o NOVO sempre , eu disse, sempre, haverá vaga
INOVE

Fulano de tal (locutor iniciante)
Entendi

Monica Sampaio diz:
mesmo que, a princípio, você tenha que bater em muitas portas
e todas elas te dizerem NÃO
mas uma, com certeza, lhe dará o SIM , que revolucionará, não só a sua carreira, mas o mercado radiofônico como um t odo
entendeu?
procure esse estilo

Fulano de tal (locutor iniciante)
Certo

Monica Sampaio diz:
esse que é o pulo do gato

Fulano de tal (locutor iniciante)
ate agora só recebi Não

Monica Sampaio diz:
pare de imitar o velho
entre com o seu NOVO
a sua NOVIDADE
rasgue o protocolo

Fulano de tal (locutor iniciante)
com certeza

Monica Sampaio diz:
pense
pesquise
pesquise sons
pesquise tons
vá experimentando a tua voz
em outros tons
em outros estilos
crie
até você descobrir o seu diferencial
então, treine o seu diferencial
quando se sentir pronto
grave um piloto e sai por aí mostrando
o que você me mostrou, centenas de milhares de locutores já me mostraram
se eu tivesse uma rádio agora, por exemplo, eu não teria orque optar por você

Fulano de tal (locutor iniciante)
... vou seguir seu conselho

Monica Sampaio diz:
voz bonita, você tem
mas... quem não a tem?
todos os que gostam de trabalhar em locução, tem uma voz bonita. Cada um na sua área
é preciso ter mais do que voz bonita
a concorrência é gigantesca
Deus te abençoe

Fulano de tal (locutor iniciante)
é verdade rsrs
amém... e obrigado pelas dicas, conselhos

Monica Sampaio diz:
espero não ter te decepcionado

Fulano de tal (locutor iniciante)
claro que não...
precisa desse incentivo

Monica Sampaio diz:
Fique na paz
Um abraço fraterno

Fulano de tal (locutor iniciante)
vc tambem
beijo e espero pode conversar mais vezes com vc

Monica Sampaio diz:
ok. Agora vou trabalhar

Fulano de tal (locutor iniciante)
Obrigado

Monica Sampaio diz:
agradeça a Deus. Sempre

Fulano de tal (locutor iniciante)
com certeza
amém

Monica Sampaio diz:
vou publicar esta nossa conversa no meu blog, para que sirva de incentivo para outros. Porém, omitirei o teu nome, ok?

Fulano de tal (locutor iniciante)
sem problema

Mônica Sampaio
Radialista, Escritora e Compositora

monica.sampaio1@gmail.com
www.twitter.com/MonicaSampaio
msn: monica_sampaio_melo@hotmail.com


DIVINAS PROMESSAS - Produtora do Programa DO CORAÇÃO DE DEUS PARA O SEU CORAÇÃO – docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com

Comunidade no Orkut do Programa:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgPost.aspx?cmm=92377762

www.monica-sampaio.blogspot.com
www.bocadahumanidade.blogspot.com
www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogpsot.com
www.radialista-monicasampaio.blogspot.com
www.monicasampaio.ning.com
www.sem-igreja.blogspotcom
(Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=99875460)

3 comentários:

  1. Mônica, gostei deste seu diálogo com o locutor iniciante. Mas, não consigo enxergar mais do que 2 vertentes: a do locutor hiena - auqele que fala sempre "pra cima", gritando e parece estar sempre sorrindo e a locução clássica, tipo Antena 1, Scalla FM (quando tocava músicas instrumentais). Um terceiro termo? hummmmmmm! Não sei...

    ResponderExcluir
  2. Ola Mônica.
    Sou do tempo do rádio.
    É uma bela ferramenta de comunicação.
    E, v a Rainha dele.

    Obrigado pelo comentario em nosso blog.

    Convido-a a fazer parte da nossa Rede Social Cristã.
    Nela, você pode criar a sua própria página para divulgar seus trabalhos.
    Não preserve em segredo o que você escreve; divulgue (Ap 22:11)
    Entre em: http://doutrinacrista.ning.com/

    ResponderExcluir
  3. A paz, irmão. Obrigada pelo convite. Graças a Deus pela sua vida.
    Mas não sou rainha do Rádio não...rsss.. de toda forma, obrigada pelo carinho.
    Já faço prte do Doutrina Cristã. E recomentdo a todos os visitantes do meu blog que deem uma passadinha lá!
    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir