Mônica Sampaio

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A noite da entrega do PRÊMIO ESCOLA DE RÁDIO 2009!


Ruy Jobim - Diretor da ESCOLA DE RÁDIO


Ontem, 25 de novembro de 2009, tive a grata oportunidade de rever queridos amigos que fiz ao longo destes meus 27 anos de carreira no Rádio carioca. Tudo por culpa do Barbozinha!!
Enquanto estava sentada no auditório do teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, aguardando ser chamada no palco, para entregar o Prêmio de Melhor Jornalista do Rádio carioca, assistia ao "desfile" de queridos colegas que por ali transitavam, enquanto vinha uma enxurrada de deliciosas lembranças à minha mente.
Viajei por quilômetros de distância do tempo atual, para um apartamento, em Laranjeiras, bairro da zona sul do Rio, aonde três amigos conversavam: Ernani, eu e Francisco Barbosa. Isso aconteceu em dezembro de 1983.


(Francisco Barbosa - Foto tirada por Celsão Messias)
Barbozinha, num determinado ponto da conversa, me disse: Mônica, por que você não vai fazer um teste de locução na Rádio Estácio FM? Estão procurando uma locutora. (O Barbosa era Coordenador de Programação lá). Eu perguntei algo parecido com isso: E o que é que uma locutora faz? É preciso o quê?


Fui. Fiz o teste. Gravei de novo. E fiquei gravando por lá, alguns dias, para aprender.
O Jorginho Rebelo - locutor de lá, na época - procurava me ensinar alguma coisa de operação de áudio - o que eu achei uma loucura! Aquela mesa cheia de botão pra apertar! "Como é que vocês conseguem fazer isso??" - eu perguntava toda curiosa.


(Marcão Rodriguez e esposa - Foto tirada por Celsão Messias)

O Ronaldo Kelly - com aquele vozeirão também estava lá. "Como é que eu vou conseguir fazer igual a esse pessoal?" - Carlos Antonio, filho do Antonio Carlos, também fazia parte da equipe.


(Rui Taveira e Érica Carvalhosa - Foto tirada por Celsão Messias)

Finalmente, depois de uns dias de treino, veio a minha 1a. decepção no Rádio. Não havia conseguido a vaga. A Monika Venerabile - que nasceu no Rádio; A Rádio Fluminense AM foi a sua maternidade, desde os 9 anos de idade - havia saído da Flu FM - A Maldita -, e foi contratada pela Estácio FM - A Rádio Alternativa. Enfim, meu sonho de ser locutora estava indo para o brejo ... quando, de repente, o locutor Edson Santos (ai, me desculpe, não sei se é esse o sobrenome; uma pessoa tão importante na minha vida!)me chamou para gravar um teste na Tropical FM, com o lendário Armando Campos. Fui e o Armandão me deu a minha primeira oportunidade no Rádio.


(Cantor e compositor Ivo Pessoa, Mônica Sampaio e o DJ Helio - Foto tirada por Celsão messias)

O Armando sempre apostou nos novos talentos. Sou muito grata a ele por tudo o que me ensinou nas 9 vezes em que trabalhei na Rádio Tropical FM, aqui no Rio de Janeiro, aonde fiz vários programas - entre eles, o Geração Tropical, com o DJ Robson Vidal. Nós antecedíamos o Marlboro. Fiz com o Armando a primeira cobertura do Carnaval, em 1986.


(Alexandre Ferreira e Glaucia Araújo - Foto tirada por Celsão Messias)

Quando eu era assistente de direção da Rádio Capital AM, entre 86 e 87, o locutor da Estácio, Sérgio Santos - o "TCHÊ" - levou um rapaz para fazer um teste lá, pois ele era do Rio Grande do Sul, mas precisava se mudar para o Rio, pois a esposa - Carmem - recém formada em Psicologia, havia passado num concurso para trabalhar na Sadia, aqui no Rio (Anos mais tarde fiquei sabendo que ela acabou não trabalhando lá). Na época, a Capital não estava contratando. Mas resolvi ajudar o rapaz, porque ele era um tremendo locutor. Gravei um registro de voz com ele no estúdio da Rádio Capital, e mandei ele procurar o Armando, na Tropical. Liguei para o Armando, falei do rapaz, e o Armando o recebeu lá.
O Armando Campos era assim: sempre dava oportunidade; sempre ajudava. Perguntem ao Edmo (Luís).


(Carlos Townsend - Foto tirada por Celsão messias)

Pois bem. Este rapaz ficou cerca de um ano e meio na Tropical, o que ajudou em sua mudança para o Rio, e depois, com o talento que sempre teve, e com a sua garra, conquistou o seu lugar no podium do Rádio carioca.
Este rapaz é o meu hoje conhecidíssimo amigo, CLÓVIS MONTEIRO. Parabéns, Clóvis!


(Amaury Santos, Carla Paes Leme e Francisco Barbosa - Foto tirada por Celsão messias)

Bem, gente, e sentada ontem, no auditório do Teatro Carlos Gomes, vendo todas aqueles rostos - alguns conhecidos e muito queridos e outros muitos rostinhos novos no pedaço -, meu coração foi inundado por doces lembranças, por muitas gargalhadas (como ao me lembrar quando o Phillip Johnston colocou o meu sapato de salto alto para rodar em cima do pick-up que tinha acabado de tocar ... lá na Estácio, quando, finalmente eu consegui trabalhar lá); enfim ... Ontem, eu via p rosto do Luís Santoro, e me lembrei de quando ele trabalhou na Del Rey FM! Aliás, ele me corrigiu, pois eu havia falado Alvorada Fm (que foi o nome que a Del Rey ganhou depois). Lembramos juntos do "On the rocks", programa que o Gordon - divulgador da gravadora Top Tape - fez lá, no ano de 87.


(Carlos Townsend, Amaury Santos, Luís Santoro e Miguel do Sinrad/RJ - Foto tirada por Celsão Messias)

Lembranças ... Doces lembranças.
Foi isso o que a noite de entrega do PRÊMIO ESCOLA DE RÁDIO 2009 foi pra mim.


(Tino Júnior - Foto tirada por Celsão Messias)

Obrigada, Ruy Jobim, por me proporcionar ... por nos proporcionar, a nós, PROFISSIONAIS DO RÁDIO CARIOCA, este momento tão, mas tão especial.
Que venham mais PRÊMIO ESCOLA DE RÁDIO!


(DJ Marlboro e Tino Júnior - Foto tirada por Celsão Messias)


Parabéns ao homenageado com o Best prêmio HAROLDO DE ANDRADE: RADIALISTA LUÍS MENDES! Parabéns à sua esposa, à também Radialista, e dama do Rádio: Daysi Lucidi!

Registrando algumas das presenças importantes: Carlos Townsend; Rui Taveira e Érica Carvalhosa, o cantor e compositor Ivo Pessoa, David Rangel, DJ Helio, Miguel da Rádio Nova Recreio, Adriana Riemer, Sérgio Moreno, Sidney Resende, Alexandre Ferreira, o pessoal do Rock Bola, sub secretário da cultura, Bruno Barbosa (filho do Barbozinha), Mônica Lima etc... me perdoem os demais, mas foi muita emoção.


(David Rangel - Foto tirada por Celsão Messias)

Parabéns a todos os companheiros da ESCOLA DE RÁDIO que organizaram este evento: Marcão Rodriguez, Luís Santoro, Francisco Barbosa, Amaury (Magro)Santos, DJ Sadam, Carlinha Paes Leme ("a" Produtora), Paulo Lopes e demais colegas de profissão. Foi realmente uma noite memorável (com direito à falha de microfone e tudo! Prato cheio pra o Maurício Menezes, nosso co-anfitrião). PARABÉNS!


LUÍS MENDES - o grande homenageado - e DAYSI LUCIDI

(Foto do álbum do Orkut do Celsão Messias - http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=2532757960983252154&aid=1242031794&pid=1259259416985$pid=1259259849173)

RÁDIO: A nossa paixão



(Turma imensa de queridos do Rádio carioca e no canto da direita, Bruno barbosa, um dos filhos de Francisco, o Barbosa - Foto tirada por Celsão messias)


(Viviane Tenório, FM O Dia - ganhou o Prêmio de Melhor locutora - Foto tirada por Celsão Messias)


(Maurício Menezes e Luís Mendes - Foto tirada por Celsão Messias)


(Maurício Menezes e Luís Mendes - Foto tirada por Celsão Messias)



(Maurício Menezes e Ruy Jobim - Foto tirada por Celsão Messias)



(Ruy Jobim - Foto tirada por Celsão Messias)


(Anselmo Góis - Foto tirada por Celsão Messias)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009


25 de novembro - 19h - Teatro Carlos Gomes - Rio de Janeiro
http://www.escoladeradio.com.br/premio

A Escola de Rádio tem o prazer de anunciar o PRÊMIO ESCOLA DE RÁDIO 2009.

Inaugurado oficialmente no Brasil em 1922, o rádio foi criado baseado na difusão de informação sonora. Com o passar dos anos, conquistou gerações e dessa forma se tornou o veículo de comunicação de massa mais popular e de maior alcance público.

Oitenta e sete anos após sua primeira transmissão, a Escola de Rádio convida você a participar do prêmio que irá prestigiar os profissionais do dial carioca.

Trabalhando para a formação de profissionais do rádio desde 1993, a Escola de Rádio, acredita na importância do rádio como prestador de serviço ágil e eficiente. Sendo assim, nada mais justo que premiar os responsáveis pelo sucesso das emissoras de rádio do Rio de Janeiro.

O PRÊMIO ESCOLA DE RÁDIO 2009 celebra a união entre o novo e a experiência de quem faz e de quem já fez parte dessa história em uma cerimônia de premiação que será realizada no dia 25 de Novembro no Teatro Carlos Gomes, a partir das 19:00 horas.

O PRÊMIO ESCOLA DE RÁDIO 2009 agradece o patrocínio da OI e o apoio e a colaboração da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro.

A premiação tem como objetivos:

- premiar os melhores radialistas do ano de 2009;
- homenagear um radialista pelo conjunto da obra;
- valorizar o profissional de rádio;
- preservar a memória do rádio carioca;
- incentivar as novas gerações de radialistas.

O Rádio carioca vai ganhar o PRÊMIO ESCOLA DE RÁDIO 2009.

Dia 25 de novembro – 19 horas.

Contamos com a classe reunida para torcer e prestigiar os eleitos pelo público.

O coquetel de abertura terá início as 19 horas no Teatro Carlos Gomes.

Será entregue o troféu aos vencedores de cada categoria, além de muitas surpresas.

No menu principal você pode votar no seu radialista preferido.

Os que trabalham nos bastidores das emissoras e portanto desconhecidos do grande público, serão votados por uma comissão julgadora formada por profissionais com grande experiência.

Se você também é um apaixonado pelo RÁDIO, participe votando no seu radialista preferido!

Prêmio Escola de Rádio 2009

VOTE!