Mônica Sampaio

sexta-feira, 24 de abril de 2009

COMO OBTER ATENÇÃO EM UM DEBATE



"Como você disse muito bem, Fulano, ..."

"Você disse uma coisa muito importante,..."

"Você tocou no ponto fundamental desta questão."

"Realmente, você acertou na mosca!"

"O que você disse foi espetacular"

"Embora não haja necessidade, pois você quase esgotou o assunto, só vou acrescentar uma pequena observação ao que você disse."

"Como você esplendidamente colocou..."



Niguém resiste ao elogio!


Qualquer uma dessas colocações é melhor do que um simples, educado e comedido: "Com licença, posso falar?"
Ou, um antipático discordante como: "Não concordo."

Quantas vezes você já esperou uma brechinha para falar, entre um grupo de "faladores profissionais"? Se for entre LOCUTORES DE RÁDIO, então, nem se fala! Ou melhor, como se fala! Falam muiiiito!

Não só profissionalmente, mas socialmente é muito importante não ficar calado numa roda de conversa.
Mas também não vamos aqui fazer apologia aos festivais de besteira não!
O silêncio na hora certa tem o seu valor.
Mas, ficar calado pode ser negativo para a sua imagem profissional. Pode demonstrar timidez ou falta de assunto. E falta de assunto remete, na maioria das vezes, à falta de conhecimento, que remete à falta de "cultura" ou de estudo ou dos dois.

Um parêntese: É errado dizer que uma pessoa tem falta de cultura. Pois cultura todo mundo tem. Cultura é o conjunto de tradições de um lugar, de um povo. O que a pessoa pode ter - mas não deve, viu, Comunicador? - é falta de conhecimentos gerais. O que um bom hábito de leitura resolve.

Além de saber "entrar" na hora certa, durante um debate, deve-se saber "entrar" falando certo. Preparar a bola e chutar pra fora é totalmente desaconselhável. No máximo, aceita-se um chute na trave. Para corrigir o ângulo depois.

Comunicador - seja em que profissão for - não pode ser um desinformado. Não é preciso mencionar - mas vá lá - que, principalmente no tocante a assuntos relacionados à sua profissão e à empresa para a qual trabalha, você deve estar "por dentro".



O debate geralmente se torna acalorado pela participação de pessoas muito "viris", que defendem seus pontos de vista como se fosse a própria vida. Aliás, tem gente que realmente se torna até desagradável pela intensidade de sua competitividade. Não calam a boca de jeito nenhum para a gente falar! Então, nestes casos, use o elogio, pois vai conseguir que se cale, na certa. Pois o elogio irá funcionar como um: "Já ganhou,amigo; convenceu!" Daí, o "furioso competidor" se acalmará, e com isso, você terá oportunidade para expor as suas ideias.
Ufa! Até que enfim, né?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

LOCUTOR: CRIE UM MERCADO FORA DO BRASIL


Foto:www.barreiro.nl/2007/07/amo-meu-brasil.html

Uma amiga que está morando fora do país,me escreveu, com uma dúvida muito interessante. Leia, talvez sirva pra você.

"Oi, Mônica!


Desde que nos adicionamos nunca "conversamos"... rs
Tomei a liberdade de te escrever nesse email porque li no seu blog que assim você prefere. Eu também...

Antes de tudo quero dizer que admiro a sua fortaleza em guerrear pelos direitos da categoria... Você é uma mulher muito corajosa! Parabéns!

Eu estou morando fora do Brasil faz um ano, mas no Brasil trabalhei por 14 anos com locução. Nessa nova fase, meu marido vai me fazer um website (ele trabalha com isso) e investir nos meus equipamentos. Por estar distante do Brasil e ter poucos contatos, eu gostaria de saber de você, que tem mais contatos, experiência e mora numa cidade bem maior:

É possível se ter um consultor ou agenciador que me "infiltre" nas agências ou me "venda" nelas?
Eu não sei se isso é possível ou existe, mas foi apenas uma idéia que me passou pela cabeça. Sei que todo começo é difícil, com ou sem agenciador rs Mas se você puder me dar algumas de suas preciosas dicas eu agradeceria.

Se vc quiser usar meu email em seu blog, fique à vontade. Apenas peço que omita meu nome e onde moro, pois muitos já me conhecem da comunidade no orkut. Por favor, fique à vontade também para visitar meu blog e me dizer o que acha do meu trabalho, pois deve haver lugares específicos para oferecer meu "tipo de voz", não sei... Aceito todo tipo de crítica. =)

Agradeço desde já o tempo a mim dispensado".




MINHA RESPOSTA:


Minha querida, enquanto estava lendo o teu email, me veio uma ideia do que você pode fazer aí mesmo aonde está.

Ainda não vi o teu blog - o que farei a seguir -, pois queria logo te escrever, para não deixar a ideia fugir; por isso, não sei o teu estilo e timbre, mas sei, de antemão, da tua vontade de fazer o melhor e de vencer no que gosta de fazer. Então, creio que já tem 50% nas mãos.
Como você, outros brasileiros moram aonde você está, não é?
E devem existir nichos direcionados a brasileiros. E empresas prestadoras de serviços e produtos: especificamente para brasileiros.
Por que você não monta uma agência de anúncios, com casting próprio de locutores que falam portugues, para atender aos anunciantes daí? Você, se não for exclusiva neste ramo, será pelo menos, especializada, o que é muito bom , em termos de mercado.
Que tal? Me diga o que achou, ok? Beijos!

Mônica Sampaio
Radialista, Escritora e Compositora


LEIA em www.monica-sampaio.blogspot.com :
"RONALDO "FÊ": QUAL É MESMO O SEU ESPORTE?"



Toda sexta um artigo quente. Acesse!
WWW.monica-sampaio.blogspot.com


www.radialista-monicasampaio.blogspot.com
www.bocadahumanidade.blogspot.com
www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com
msn: monica_sampaio_melo@hotmail.com
Comunidade RÁDIO & LOCUTORES:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=371332
Comunidade CURSO DE LOCUÇÃO * MÔNICA SAMPAIO
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=67345105



Novo! WWW.workshock-monicasampaio.blogspot.com

quarta-feira, 8 de abril de 2009

ESTÁ PENSANDO EM DESISTIR DE SER LOCUTOR?



Ao ler o artigo abaixo, com o email da amiga Miryan, o Marcos - nome fictício - enviou-me o seguinte desabafo. Se você também está na dúvida, leia, pois pode ajudá-lo a tomar uma decisão.


"Pois é... Eu diria que estou nesse momento...
Não sei se desisto de trabalhar em rádio, não sei se faço algum curso de informática... Profissionalmente estou parado e nem sei o que fazer, pra onde correr, que caminho tomar...
"A" oportunidade não veio, não sei o que fazer mais... O que faço por enquanto é "tentar não ser esquecido" com gravações voluntárias de programas de uma rádio pro Orkut. Estou quase me cansando mesmo, vontade de desistir de trabalhar em rádio.

É como se o sonho na verdade fosse uma utopia..."



A seguir, a resposta que enviei ao Marcos.

"Oi, Marcos!

Leia a resposta que dei à Miryan. Creio que vai te dar uma luz. Definitiva.
Posso publicar depois o seu email? (Se quiser poderei omitir o seu nome) Sabe por que quero publicá-lo? Porque a maioria está passando por isso. O mercado está super lotado, e as pessoas estão desistindo. Quantos excelentes locutores estão descendo à sepultura sem ter realizado seu grande sonho, que é ter uma oportunidade para mostrar seu trabalho? Será que é hora de desistir? Será que vale a pena desistir de um sonho?
Quando Deus coloca um sonho em seu coração, Ele lhe dá todos os recursos para concretizá-lo. Abraão levou 25 anos para ver a promessa de Deus se realizar na sua vida: Isaque, o filho da promessa. Pergunte a ele se valeu a pena esperar pelo que Deus preparou para a vida dele!

Um abraço, querido!"


Marcos responde:



"Olá Monica, primeiramente agradeço por responder sobre meu desabafo.

Pois é, é como me sinto... Apesar de já ter estagiado em um grupo de comunicação aqui não consegui ser efetivado nenhuma vez. Apesar de eu mostrar interesse e aprender apenas em ver como os operadores de áudio, por exemplo, fazem (consegui salvar a pele de um deles quando ele não estava no estúdio e não podia deixar o canal de contagem regressiva da CBN vazar no ar) e coloquei o áudio de um site da rádio em sua rede, mas é como se nada disso tivesse importado... Como se mesmo assim não estivessem nem ai. Queria muito trabalhar em rádio mas, como me disseram, eu seria chamado neste grupo de comunicação em Janeiro para ser operador de áudio reserva, já estamos em Abril e nada... E pra piorar, não tenho emprego nenhum, por isso não sei o que fazer da minha vida profissional.

Não sei mais o que fazer, não posso nem começar um tratamento com fonoaudiólogo porque não tenho como pagar... Daí por isso que digo que meu sonho virou uma utopia. A inspiração de 2003 se torna cada vez mais longe a cada dia que passa. Conheço colegas de rádio que dizem eles torcerem por um dia eu trabalhar em uma grande rede (este é meu sonho), mas... "O guerreiro está para perder a batalha".

Você pode publicar sim, mas para não ficar feio e apontado demais, poderia usar um pseudônimo qualquer, como... Marcos ou Ramiro...

Agradeço por se interessar, afinal eu sei que você não tem nada a ver com o meu atual fracasso profissional, mas são através de pessoas humildes como você que podemos (tentar) enxergar alguma respiração a mais. Seu blog ajuda muita gente.

Pois é, eu peço a Deus que abra as portas da minha vida profissional sim, hoje irei fazer mais uma oração de "socorro"."


E, pra encerrar, respondi ao Marcos, o seguinte:


"Sabe, Marcos, pensei numa coisa pra te dizer: tente fazer diferente. Se fazendo desta forma como vem fazendo, não tem conseguido alcançar o resultado desejado, tente de uma forma diferente. Analise o mercado, sob uma perspectiva diferente, de fora; sem ansiedade ou expectativa. Pense: se você tivesse o poder de mudar, de inovar, o que você colocaria no ar? Que tipo de profissional você contrataria? O que você - empresário da Comunicação - ganharia com isso?
Veja o que o público-alvo do seu foco tem consumido, e de que forma você pode colaborar para que ele se surpreenda. Afinal, a Comunicação sobrevive da informação e a informação sobrevive da novidade. Surpreenda. Não tenha medo de se arriscar, pois o que você tem nas mãos atualmente é a única coisa que terá para perder. E no momento, você não tem nada, correto?
As grandes personalidades da história tem algo em comum:
Primeiro, acreditaram nelas próprias (o primeiro a acreditar em você tem que ser você mesmo!).
Segundo, foram ousadas na criatividade e transformaram nada em alguma coisa.
Nenhum campeão conseguiu alguma vitória com a lamentação, pois, lamentação não abre porta para ninguém.
Sim, muitas coisas estão erradas no Rádio e na Televisão. Mas não adianta reclamar. Aliás, de técnico de futebol e crítico de rádio e televisão, todos nós temos um pouco.
O que resolve é ser diferente! É fazer diferente!
Lembro-me de um rapazinho de 22 anos, recém chegado dos EUA, que ousou fazer uma programação completamente diferente, com uma linha de locução totalmente fora dos padrões da época, e, com isso, criou este estilo de locução de FM que temos de quase 40 anos pra cá. Este jovenzinho criou a RÁDIO CIDADE FM. Ele se chama Carlos Townsend.
Você também pode fazer diferente. Tente. E depois me conte.
Beijo! Boa sorte! Deus vai te dar força; busque nEle."

COMPANHEIRO, TÁ COM DÚVIDAS? ESCREVA PRA MIM!

Se você quiser conversar me mande um email: monica_sampaio_melo@hotmail.com (é msn também)

LEIA: www.monica-sampaio.blogspot.com
TODA SEXTA UM ARTIGO QUENTE!

www.workshock-monicasampaio.blogspot.com

Comunidade RÁDIO & LOCUTORES
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=371332

terça-feira, 7 de abril de 2009

ESSA RESPOSTA PODE TE AJUDAR



QUERO SER LOCUTORA TAMBÉM!!!

Recebi um email de uma pessoa, querendo saber como fazer para entrar na carreira de LOCUTORA. Resolvi responder no meu blog; talvez sirva para você que também quer ser LOCUTOR.

"Olá Mônica, te achei na comunidade Radialistas, gostaria de uma dica. Há 04 anos fiz dois cursos aqui em Ctba de locução, interpretação, mas como é difícil entrar nesse ramo, quem está não deixa ninguém entrar. Os que ouvem minha demo gostam e engavetam.procuro sempre melhorar achando que tenho algo que não agrada a quem houve. Tbém participo do Coral da Petrobras. Qual seria sua dica: persitência ou QI? Um grande bjuuuuuuu e se tiver um tempinho me responda, bjus. Ahhh, gosto muito de ler textos."

Miryan, querida, tudo na vida a gente tem que "manufaturar".
Se pensamos em desistir porque encontramos alguns obstáculos, é porque não estamos ouvindo a voz do nosso Criador, que diz: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois Eu venci o mundo".
Esta fala é de Jesus, o Cristo de Deus. Que venceu o mundo para nos tornar vencedores, em tudo o que fazemos.

Há alguns anos, um sujeito chamado Coronel Sanders, em Kentucky, EUA, estava numa fila, para receber sua parca aposentadoria.

- Tanto tempo na fila pra receber aquela mixaria! - pensou ele. E pensou também: - o que posso fazer para mudar esta situação e faturar um dinheirinho a mais? - Sanders se lembrou da sua receita de frango frito; a única coisa que sabia fazer que pudesse lhe render uns trocados.

Ele colocou um dos seus ternos surrados e amarrotados, entrou no seu carro velho, e saiu por aí, oferecendo, nos restaurantes e lanchonetes, a sua receita de frango frito.

Quem é que compraria uma receita de frango frito?

Foi no primeiro; recebeu um "não".
Foi no segundo; recebeu outro "não".
Foi no terceiro; no quarto; no quinto; tudo "não"!
No centésimo: "não".
No duocentésimo: a mesma coisa: "não".

Foi no milésimo restaurante!
A resposta? Não.

Desistiu? NÃO.

Milésimo primeiro; milésimo segundo; milésimo terceiro ... milésimo oitavo; milésimo nono e... SIM! O milésimo nono restaurante topou a parceria e, DEPOIS DE MIL E OITO "NÃOS", o Coronel Sanders ganhou a parceria que lhe renderia alguns anos depois, uma das maiores cadeias de lanchonete de frango frito, com filiais em várias cidades do mundo: A kentucky Friden Chicken: KFC
Já ouviu falar?

Está disposta a ser locutora, Miryan?


Batalhe!

Esquece esse negócio de QI; faça o seu trabalho aparecer.
Não se ofereça, em uma emissora, para aprender; mas sim, para trabalhar profissionalmente, mesmo que não tenha registro profissional. Mas para isso, treine bastante em casa, até se achar pronta. Grave e transcreva para gravar com a sua voz, vários comerciais de Rádio e TV, assim como noticiário, para fins de treinamento (e até para montar a sua demo). Mas só apresente quando você estiver pronta!
E uma dica, faça a demo com no máximo, 3 minutos de duração.

Boa sorte e que Deus te abençoe! Um abraço!

VISITE A COMUNIDADE RÁDIO & LOCUTORES, NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=371332

e CURSO DE LOCUÇÃO * MÔNICA SAMPAIO:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=67345105

msn/email: monica_sampaio_melo@hotmail.com
www.monica-sampaio.blogspot.com
www.workshock-monicasampaio.blogspot.com
www.bocadahumanidade.blogspot.com
www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com

sábado, 4 de abril de 2009

VOCÊ SOLTOU PUM? RELAXA! É ECOLOGICAMENTE CORRETO!

Numa apresentação em público tudo pode acontecer. Mas tudo mesmo! Inclusive, tudo o que não podia acontecer naquele momento, também PODE acontecer. O que fazer então?

LEIA ESSE ARTIGO NO BLOG da MÔNICA SAMPAIO


www.monica-sampaio.blogspot.com

msn/email: monica_sampaio_melo@hotmail.com

quarta-feira, 1 de abril de 2009

CAMPANHA CONTRA A BANALIXAÇÃO DA LOCUÇÃO!


Atenção locutores!

Está FALTANDO PROFISSIONALISMO! Tem muito curioso na profissão! Somos nós, que levamos a sério a nossa profissão, que temos que esclarecer essas coisas para os iniciantes, para que eles não venham banalixar (é isso mesmo! Mistura de banalizar com jogar no lixo!) a profissão de LOCUTOR ainda mais!
Por isso, lanço uma campanha; BB - BASTA, BICÃO!

Um abraço carinhoso a todos!

COMPANHEIRO LOCUTOR PROFISSIONAL:

Deixe seu comentário; participe!

Leia o artigo que escrevi sobre LOCUTORES DA XEPA: UMA NOVA MODALIDADE
EM www.monica-sampaio.blogspot.com

Mônica Sampaio
MSN e email: monica_sampaio_melo@hotmail.com

www.monica-sampaio.blogspot.com
www.radialista-monicasampaio.blogspot.com
www.bocadahumanidade.blogspot.com
www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com
www.locutores.com.br/monicasampaio